PERGUNTAS FREQUENTES

Aqui, você encontra respostas às dúvidas mais frequentes sobre PFF2!

Muitas respostas foram copiadas dos perfis do Twitter: @vitormori @qualmascara @fvguima

  • Qual a diferença entre N95 e PFF2?

PFF2 é um padrão, não uma máscara específica. Existem vários modelos que seguem esse padrão, por exemplo, a azulzinha da 3M (9820) a 3M Aura (9320). Máscaras com esse padrão têm certificado do Inmetro e do MTE. Não existe N95 no Brasil. N95 é o padrão americano, análogo ao padrão PFF2 no Brasil. A gente acaba usando N95 porque o termo popularizou, mas, no Brasil, é PFF2.


  • Posso usar a KN95?

O modelo chinês não cumpre exatamente os mesmos requisitos da N95/PFF2 e, por ser importada, é difícil de garantir a qualidade. Existem muitos modelos falsificados ou que não cumprem a filtragem equivalente à N95/PFF2; por isso, não recomendamos. Além disso, os elásticos atrás das orelhas não garantem a mesma vedação das N95/PFF2. Procure as que os elásticos vão atrás da cabeça.


  • Mesmo usando PFF2, consigo sentir o cheiro das coisas, como odor de cigarro. Isso significa que minha máscara não está funcionando?

Não! Mesmo com PFF2 vc é capaz de sentir cheiro. O diâmetro das moléculas de cheiro são bem menores que .3 mícrons — o limite de filtragem da PFF2 — e passam facilmente pela máscara. Por exemplo, a de enxofre é 0.0004 mícrons (fonte: @dogarrett).


  • Meu nariz escorre muito quando estou de PFF2 / Minha garganta fica coçando quando estou de PFF2. É normal?

Sim! É normal! Parece existir um tipo de rinite irritativa diretamente ligada ao uso de PFFs. Nada com que se preocupar!

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S193945512030377X


  • Qual a diferença entre o modelo Aura 3M 9320+BR e 9360H?

O modelo 9360H tem o selo de aprovação da Anvisa (a 9320+BR não precisa, porque é para uso industrial) e oferece proteção contra gotículas de fluidos corporais/biológicos. Esse modelo e o 9920H da 3M podem oficialmente alegar proteção contra vírus que causam SARS/SRAG. O modelo 9360H é resistente a jatos de alta pressão (por exemplo, para quem vai intubar ou operar paciente). Se você não trabalha na linha de frente, em atividade de alto risco, não faz diferença!


  • Se minha PFF2 ficar úmida de suor durante o exercício físico, é necessário descartá-la?

Suor não atrapalha a eficiência do filtro. Depois do exercício, é só colocar a máscara para secar em lugar ventilado e sem incidência direta de luz solar.

Fonte: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.chas.0c00054


  • Existe PFF2 infantil?

Recentemente, a Ekomascaras, fabricante de PFF2 adulta (CA 44.516), começou a fabricar uma PFF2 infantil, nas cores branca, azul e rosa. A versão infantil foi certificada como "Tamanho P", e recebeu o número de CA 46.033, junto à Secretaria do Trabalho. Para crianças menores, a melhor solução é utilizar máscara cirúrgica infantil (que tem um tamanho reduzido, adequado para as crianças) — pela filtragem — com uma máscara de tecido por cima — pelo ajuste.

Lembrando que as máscaras cirúrgicas devem ser feitas em TNT, possuir três camadas e ter clipe para o nariz. Já as máscaras de pano devem ter um bom ajuste ao rosto para evitar vazamento de ar pelas laterais.


  • Precisa trocar a máscara PFF2 durante o dia ou se pode usar o dia todo? Existe um máximo de horas que pode usar direto?

Em regra, não precisa trocar, dá para usar a PFF2 por um turno de trabalho (8h). Até mais, se a máscara não estiver úmida. Importante sempre checar se a máscara está úmida e trocar caso esteja.