PERGUNTAS FREQUENTES

Aqui, você encontra respostas às dúvidas mais frequentes sobre PFF2!

Muitas respostas foram copiadas dos perfis do Twitter: @vitormori @qualmascara @fvguima

  • Qual a diferença entre N95 e PFF2?

PFF2 é um padrão, não uma máscara específica. Existem vários modelos que seguem esse padrão, por exemplo, a azulzinha da 3M (9820) a 3M Aura (9320). Máscaras com esse padrão têm certificado do Inmetro e do MTE. Não existe N95 no Brasil. N95 é o padrão americano, análogo ao padrão PFF2 no Brasil. A gente acaba usando N95 porque o termo popularizou, mas, no Brasil, é PFF2.


  • Posso usar a KN95?

O modelo chinês não cumpre exatamente os mesmos requisitos da N95/PFF2 e, por ser importada, é difícil de garantir a qualidade. Existem muitos modelos falsificados ou que não cumprem a filtragem equivalente à N95/PFF2; por isso, não recomendamos. Além disso, os elásticos atrás das orelhas não garantem a mesma vedação das N95/PFF2. Procure as que os elásticos vão atrás da cabeça.


  • Mesmo usando PFF2, consigo sentir o cheiro das coisas, como odor de cigarro. Isso significa que minha máscara não está funcionando?

Não! Mesmo com PFF2 vc é capaz de sentir cheiro. O diâmetro das moléculas de cheiro são bem menores que .3 mícrons — o limite de filtragem da PFF2 — e passam facilmente pela máscara. Por exemplo, a de enxofre é 0.0004 mícrons (fonte: @dogarrett).


  • Meu nariz escorre muito quando estou de PFF2 / Minha garganta fica coçando quando estou de PFF2. É normal?

Sim! É normal! Parece existir um tipo de rinite irritativa diretamente ligada ao uso de PFFs. Nada com que se preocupar!

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S193945512030377X


  • Qual a diferença entre o modelo Aura 3M 9320+BR e 9360H?

O modelo 9360H tem o selo de aprovação da Anvisa (a 9320+BR não precisa, porque é para uso industrial) e oferece proteção contra gotículas de fluidos corporais/biológicos. Esse modelo e o 9920H da 3M podem oficialmente alegar proteção contra vírus que causam SARS/SRAG. O modelo 9360H é resistente a jatos de alta pressão (por exemplo, para quem vai intubar ou operar paciente). Se você não trabalha na linha de frente, em atividade de alto risco, não faz diferença!


  • Se minha PFF2 ficar úmida de suor durante o exercício físico, é necessário descartá-la?

Suor não atrapalha a eficiência do filtro. Depois do exercício, é só colocar a máscara para secar em lugar ventilado e sem incidência direta de luz solar.

Fonte: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.chas.0c00054


  • Existe PFF2 infantil?

Não existe. O que existe são confecções (algumas confiáveis) que estão fabricando máscaras "tipo PFF2" (usando o mesmo material, etc.) de tamanho infantil. Podem ser boas opções de proteção, mas não pode chamar de PFF2 se não passou pelos testes apropriados, laudo etc. Dependendo do tamanho do rosto, algumas máscaras servem em crianças maiores. Se sobrar espaço, é possível usar esparadrapo para ajudar na vedação. Crianças muito novas não devem usar PFF2. Sugerimos uma boa máscara de pano ou cirúrgica que ajuste bem no rosto, com o mínimo de vazamentos. E que os adultos no entorno estejam bem protegidos, sempre que possível.


  • Precisa trocar a máscara PFF2 durante o dia ou se pode usar o dia todo? Existe um máximo de horas que pode usar direto?

Em regra, não precisa trocar, dá para usar a PFF2 por um turno de trabalho (8h). Até mais, se a máscara não estiver úmida. Importante sempre checar se a máscara está úmida e trocar caso esteja.