Máscaras Antivirais
Não questionamos a capacidade do tecido de inativar o vírus depois de um tempo de contato, como dizem as propagandas. O problema é que o nome "antiviral" promete mais do que cumpre: inativar o vírus que se agarra ao tecido não significa filtrar bem ou vedar bem.
É mais importante que a máscara tenha uma filtragem boa (tripla camada, no mínimo) e boa vedação do que tecnologia especial. Essas não cumprem esses requisitos e dão falsa sensação de segurança.
Assim, o modelo n95/pff2 ainda é o mais seguro, porque a filtragem e a vedação são excelentes. Lembrando que qualquer máscara é melhor que nenhuma máscara! Conheça os dados e faça sua escolha de maneira informada.
A máscara anti-viral, assim como toda máscara de pano, funciona como controle da fonte, ou seja, reduz a emissão de partículas por parte de quem está usando mas fornece proteção limitada. E assim como toda máscara de pano é mais importante observar a vedação e a filtragem
Não adianta a máscara desativar o vírus que está no tecido se as partículas contaminadas passam vazam pelos lados ou passam tranquilamente por entre as fibras do tecido. A transmissão se da mais pela inalação dessas partículas no ar do que pelo contato na superfície.
(por @qualmascara)
IMPORTANTE: NÃO USEM MÁSCARA COM ELASTANO NA COMPOSIÇÃO!
Elas parecem agir como uma "peneira", transformando as gotículas que a gente exala em aerossóis menores e colocando em risco quem está ao redor (veja em: https://advances.sciencemag.org/content/6/36/eabd3083)
A "tecnologia antiviral" DEMORA pra inativar o vírus. Não é imediato.
Se você se sente protegido com máscara de tecido, infelizmente, é uma falsa sensação. Para proteger suficientemente o usuário, a máscara precisa de um FILTRO. Tecidos comuns não são bons filtros.
Uma camada de nylon com elastano filtra ~21% ( https://medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.14.20065375v2.full.pdf)
Quatro camadas de elastano (que dificultaria demais a respiração) filtram ~60% (Carl Yang Wang, não pub.). Menos que uma cirúrgica!
A diferença de uma máscara PFF2/N95 para uma de tecido caseira ou uma com filtro de TNT, coador de café, papel toalha etc. é que o meio filtrante da máscara PFF2 tem uma CARGA ELETROSTÁTICA que atrai e aprisiona as partículas do vírus.
Isso é IMPOSSÍVEL de replicar com soluções caseiras.
Pode passar no teste da vela, do desodorante... não é suficiente.
E o tratamento antiviral? TODO TRATAMENTO ANTIVIRAL DEMORA PRA MATAR O VÍRUS. Geralmente uns 15 minutos. Até lá você já inalou uma grande quantidade de vírus.
(por @fvguima)